sábado, 22 de março de 2014

pergunta sobre divorcio

Ariane Lima – Palmas (TO)


Reinaldo, a igreja sempre quis controlar muito a questão da vida íntima das pessoas casadas e normalmente só quem fica viúva é que consegue ter aprovação para casar de novo. Só que as coisas nem sempre são assim tão simples. Eu me casei apaixonada, mas depois o amor acabou e eu me apaixonei por outro homem. Não quis trair meu marido e me separei dele para casar com o outro. Sem falar que meu primeiro marido nem queria compromisso sério com Deus e esse atual gosta de ir pra igreja. Se eu fui sincera então qual é o meu pecado nisso tudo?

Resposta


Ariane, a base de análise que você segue é pessoal e alinhada à filosofia secular, passando bem distante do que dizem as Escrituras. Eu deixarei que a própria Bíblia demonstre isso para você. Por quanto tempo deve durar o casamento? A Bíblia diz em Romanos 7:2 “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.”

Cristo reconhece somente uma razão válida para o divórcio. A Bíblia diz em Mateus 5:32 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.” 

Não agrada a Deus que as pessoas se divorciem, quando no casal existiu fidelidade. A Bíblia diz em Malaquias 2:14-16 “Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.”
Se um dos esposos se divorcia por outra razão além de adultério, ambos devem permanecer solteiros. A Bíblia diz em I Coríntios 7:10-11 “Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.”


O fato de estar casado com uma pessoa que não crê em Deus não é razão suficiente para se divorciar. A Bíblia diz em I Coríntios 7:12-14 “Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”

Portanto querida, eu respeito seus sentimentos e também respeito as concepções do mundo, mas a minha referência de fé e prática é a Bíblia e já que você pediu minha opinião, eu penso que você está em adultério e deve regularizar sua situação diante do seu verdadeiro marido ou então permanecer solteira, para que seu pecado não se agrave ainda mais.


Leia mais: http://www.reinaldoribeiro.net/news/respondendo-perguntas-de-leitores-jan-14-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário